QUEM SOMOS

O nome escolhido para o Restaurante é uma homenagem ao Rei D. Carlos I (28 de Setembro de 1863 – 1 de Fevereiro de 1908), de seu nome completo Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança, que foi o penúltimo Rei de Portugal. Nascido em Lisboa, era filho do rei Luís I de Portugal e da princesa Maria Pia de Sabóia, tendo subido ao trono em 1889.

Foi cognominado O Diplomata devido às múltiplas visitas que fez a Madrid, Paris e Londres, O Martirizado/O Mártir (em virtude de ter morrido assassinado), ou O Oceanógrafo (pela sua paixão pela oceanografia, partilhada com o pai e com o príncipe do Mónaco).Carlos foi um homem considerado pelos contemporâneos como bastante inteligente mas dado a extravagâncias.

De facto, durante todo o reinado de Carlos, o país encontrou-se a braços com crises políticas e económicas, que se estenderam ao ultramar. Face à instabilidade geral, Carlos nomeou o regenerador liberal João Franco como primeiro-ministro, sem que houvesse eleições. Este regime ditatorial foi o início do movimento republicano, que começava a ganhar adeptos em todo o país.A 1 de Fevereiro de 1908, a família real regressou a Lisboa depois de uma temporada no palácio real de Vila Viçosa. Em direcção ao Palácio das Necessidades, a carruagem com a família real atravessou o Terreiro do Paço, onde foi atingida por disparos vindos da multidão que se juntara para saudar o rei. Carlos I morreu imediatamente, o herdeiro Luís Filipe, Duque de Bragança foi ferido mortalmente e o príncipe Manuel ferido num braço. Após este episódio a família real, D. Amélia, esposa do Rei do Carlos I e seu filho mais novo, Príncipe D. Manuel, partiram para o exílio, da praia dos Pescadores na Ericeira.

Localizado na Vila da Ericeira na frente de mar da Reserva Mundial de Surf, a cerca de 250 metros das ondas “Pedra Branca”, “Reef” e “Ribeira d’Ilhas”, o DOM CARLOS Restaurante e Marisqueira, é um espaço gastronómico de incontornável qualidade e referência na região da Ericeira.

Gastronomicamente caracteriza-se por representar a gastronomia portuguesa, especialmente da costa litoral da Ericeira com destaque para os peixes e mariscos grelhados no carvão, nomeadamente o afamados Robalos e Lagostas da Ericeira.

Da ementa, fazem igualmente parte os pratos de confecção rica com o Arroz de Marisco à Dom Carlos, a Cataplana de Mariscos, o Polvo à Lagareiro entre muitos outros.

A proposta enriquece com uma larga selecção de Bacalhau genuíno – Carlos Alves “majestosamente” representado pelo Bacalhau à D. Amélia.